Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Reciclando decoramos o quarto



Numa ida até o mercado central do nosso bairro, encontrei este círculo de papelão jogado numa calçada a  espera do caminhão do lixo e logo pensei numa prateleira. 
Ele ficou esquecido no depósito até que o Vinícius resolveu pintá-lo e usar em seu quarto.
Modo de fazer: limpar bem a peça e depois passar duas demãos de tinta plástica branca para cobrir bem.




Agora, depois de salvo do aterro sanitário, uma formosa prateleira:



Mais duas reutilizações na parede oposta: aqui o Vinícius usou antigas fitas K7 para cobrir um desenho estilizado do Charles Chaplim (feito por ele) e colou as embalagens que sobraram das mesmas e fixou antigos discos de vinil.



Aqui uma visão parcial do quarto mostra outras reutilizações:
* o skate, peça chave de um trabalho escolar, agora é uma prateleira
* tênis (mais que velho), ganhou um banho de tinta spray branca e repousa sobre o skate ou fica pendurado na parede
* canequinhas que ganharam da Nóna Irma quando crianças acomodam os lápis e as canetas
* caixinhas porta chá viraram cofrinhos
* caixa porta parafusos guarda clips, apontadores, borrachas, etc...
* a escrivaninha com prateleiras acopladas eu encontrei numa loja de móveis usados e forramos com papel adesivo xadrez
 * diversas garrafinhas e latinhas vazias que também foram salvas de um triste destino, pois irião pro lixão.



Com um pouco de boa vontade e de muita criatividade pode-se deixar bem agradável um ambiente.

Obs. Agradecemos as nossas colaboradoras: A tia Nasareth que fez a cortina (tecido que comprei numa loja de retalhos). A mana Juliana que repassou pra ele sua prateleira branca pequena. A tia Ieda que deu as 2 prateleirinhas envernizadas. A tia Salete que deu o tecido que usei pra costurar as capas da almofada e do travesseiro. 









BOM DIA, AMIGOS!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Outubro Rosa

Minha filha Juliana me telefonou no início do mês pedindo uma guirlanda em tons de rosa para enfeitar seu setor, pois as mulheres do Hospital São José participam da Campanha de Combate ao Cancêr de Mama através do Outubro Rosa que vem sendo um evento mundial da divulgação de como as mulheres devem se cuidar, examinar e prevenir deste que é um mal que acomete muitas de nós.
Eu fiz meu exame e esta tudo bem comigo.
E a guirlanda? Entreguei pra ela na tarde do mesmo dia lá na portaria do hospital e esta enfeitando seu setor e chamando a atenção por ter ficado muito linda, é só conferir nas fotos abaixo.

  1º passo: Reunir os materiais que possivelmente serão usados na confecção da guirlanda (nesta eu usei mini rosinhas de organdi, folhas, fitas, casinha de passarinho de madeira, passarinho plástico recoberto de penas, musgo seco, pequenos caules secos de goiabeira,tecido e base)



2º passo: Ir colando as peças, buscando a harmonia entre cada item, até formar um conjunto agradável de se olhar.





3º passo : Esta pronta sua guirlanda!





quinta-feira, 22 de março de 2012

Ensinando a fazer coelhos- parte 2: novos modelos de roupinhas

.
Mais alguns modelos de roupinhas para os coelhos:



 






Este ganhou um passarinho com seu ninho no ombro e suas roupas são marron clarimho e um pouco de bege. Combina com  decoração rústica


 

Este casal ganhou roupas nos tons de amarelo até o laranja e a coelhinha tem suas orelhas coladas em um lado só, criação do Vinícius.


Esta coelhinha toda em cor-de-rosa irá alegrar a filhinha da Tatiane.  
A parte de baixo de suas orelhas também foi feita com tecido no tom rosa.











Este casal em rosa e verde,  pendurados num balanço de corda, irá alegrar a varanda da Supervisora  Renata e emcantar quem os ver. 
Tem 9 casais parecidos com estes enfeitando a Escola Municipal Adolpho BArtsch aqui no meu loteamento; eles foram feitos no ano passado, quando eu trabalhava como Atividades Complementares nesta escola e estão  novamente encantando os alunos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ensinando a fazer os Anjos das Águas



Ontem acordei com vontade de produzir "anjos" e olha que isso foi as três horas da madrugada. 
Recolhe, separa, junta, procura, separa de novo. Tenho tanto material pra artesanato e tanta coisa ainda me falta, mas tem como fazer muitos deles. 
Já tinha feito dezenas como lembrancinha de batismo da Anita e Vinícius.
Chamam-se Anjos das Águas, pois é para segurarem um frasco com água do local onde acontecer o batizado, eu usei pequenos frascos com perfumes da Natura que ganhei da amiga Tânia.

Materiais:
* 1 retângulo de 18 cm x 10 cm e a mesma medida em plumante, para o corpinho.
* 1 retângulo de 18 cm x 05 cm, para os bracinhos.
*  2 x 18 cm de renda estreita, para a barra e gola.
* 24 cm de fita larga, para as asas.
* 1 círculo de 10 cm de diâmetro em tecido e em plumante (olha o fuxixo aí gente!) para o rostinho.
*lã e fio (eu juntei os dois) para o cabelo.
* pedacinhos de fita ou mini laços comprados prontos.
* cordão natalino que seja fácil de cortar as pecinhas para enfeitar.
* cordão aramado.
* linha, canetas permanente, tesoura e cola quente.


Modo de fazer:
Dobre o retângulo do corpinho junto com o plumante ao meio e costure. Vire. Costure a renda aproveitando para já fechar a barra e feche também em cima.
Costure o retângulo dos bracinhos e vire. Dê um leve nó bem no meio dessa peça.
Costure ponto de alinhavo em volta do círculo, puxe devagar enquando vai enchendo com plumante e arremate, fazendo um fuxixo recheado.
Dobre a fita larga ao meio e prenda fazendo as alças de um laço.
Dobre a lã e o fio em volta dos dedos. Prenda bem firme no meio e corte para formar o cabelo. Pode fazer com franja ou não, lã mesclada ou levemente enroladinha, você escolhe.
Faça um pequeno círculo com o cordão aramado, montando a auréola.
Faça o mini laço, corte um dos enfeites do cordão natalino e prenda nele.
Costure a renda com pontos de alinhavo e reserve.


Montagem final: 
~Prenda os bracinhos junto ao corpo com ponto de alinhavo e puxe para franzir.
~Costure a cabecinha e já aproveite para prender os cabelos e em seguida a auréola.
~Pegue o pedaço de renda reservado, coloque em volta da costura entre cabeça e corpo, puxe e dê um nó.
~Costure as asinhas nas costas.
~Cole o mini laço com o enfeite e cole um pequeno enfeite também na auréola para dar um lindo acabamento. 
~Desenhe os olhinhos, a boca e as sardas (é só usar a criatividade);


Fotos do Anjo das Águas já prontinho, de frente e de costas.


É no nó que forma as mão que é para ser colado o frasco com água, mas você pode deixar sem nada ou fixar algum outro objeto.
Desculpem a qualidade das fotos, mas para postar ajudando quem ainda quiser fazê-los para enfeitar suas árvores ou pacotes de presente de Natal não tinha como esperar mais tempo.

BOM DIA!

fotos de Vínícius P.L.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Existia em meio aos retalhos



Esta bonequinha surgiu depois que costurei vários retalhos que foram doados por uma querida aluna do curso noturno de minha escola. Estavam os retalhos ainda sobre a mesa do pátio escolar quando exclamei -Que linda!. E o Sr. Everaldo me disse: -Só mesmo na tua imaginação, Rosi.  Mal sabia ele que eu já a via tal e qual ela é agora. É simplesmente maravilhoso olhar para um monte de retalhos e ali "sentir" a boneca que quer "nascer" ou olhar para várias pinhas e "sentir" a guirlanda de natal que dali surgirá, ou olhar para papéis coloridos que serão belas bandeirinhas, etc... Não dá para não trazer à vida aquilo de bom que já existe! 
Foto da Anita. 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bonecas de Fuxicos

Quando a Anita estava com 5 anos, aprendi a fazer pequenas bonecas para enfeitar seu lindo vestido bege de florezinhas vermelhas com avental de veludo. Elas dançavam a cada movimento da Anita, pois eram presas neste avental, na passadeira de cabelo e na bolsinha apenas com alguns pontinhos.
São feitas apenas de fuxicos recheados com manta acrílica, podendo-se usar restos de algodão, lãs, linhas ou tecidos, que formam seu corpo, cabeça, mãos e pés. O vestido é um retângulo franzido e enfeitado com um mimoso avental. Os cabelos podem ser de lã, linha, cordão ou retalhos de tecidos (aqui o cordão foi feito a partir de camisetas velhas, cortando-se tiras estreitas que depois foram bem enroladas e dobradas).
Como são muito fáceis de fazer, estas daqui foram feitas com a ajuda de muitas amigas: Márcia, Elisangela (sem ela não haveria expressão facial), Tieta, Angela, Neusa, Laura, Iria, etc...e as fotos foram feitas pela Verônica.